A psicologia atua duplamente dentro da Casa da Vinci, atingindo tanto a equipe profissional quanto os idosos.
Com a equipe são promovidos treinamentos visando orientá-los e prepará-los para entender e agir com o idoso em suas mudanças de comportamentos.
Com o idoso a psicologia atua na avaliação, diagnóstico (caso ainda não tenha) e no tratamento com terapias (ocupacionais, artesanais, cognitivas,psicologicas coletivas) .
Também são promovidas atividades em grupo de expressão psicomotoras com fins terapêuticos. Momentos que os idosos desenvolvem atividades ocupacionais que trazem algum sentido de realização pessoal: pintura, jogos, bingo, vídeos e etc. Neste momento também entra em jogo a verbalização de seus sentimentos e conflitos internos, proporcionando ao idoso consciente uma ação de efeitos terapêuticos, tirando-o do isolamento e passando a experimentar alívio ao perceberem que não são possuidores únicos de problemas. Estes encontros terapêuticos proporcionam o estabelecimento de vínculos afetivos entre eles, que favorecem a convivência e aceitação de residir num espaço que não o mesmo de seus familiares.