A alimentação para o idoso tem que ser diferenciada. Uma dieta variada, fracionada e de fácil ingestão, pois suas condições de absorção e metabolismo de nutrientes estão debilitadas.
A nutrição em casa geralmente não esta adequada, pois necessitam de dieta balanceada para essa nova fase de vida, para evitar ou tratar doenças trazidas com a idade.
Alguns pacientes requerem cuidados especiais na hora das refeições, pois alguns têm deficiência parcial ou total de sua arcada dentária, outros usam próteses insatisfatórias, dificultando a mastigação, o que torna necessários alimentos bem cozidos. Outros têm os movimentos das mãos prejudicados devido a algumas doenças como, Alzheimer, derrame e outras.
Uma boa alimentação requer mais que um bom preparo dos alimentos, é necessário carinho e paciência neste momento. O idoso precisa se sentir a vontade com seu acompanhante para aceitar sua ajuda. O cardápio é orientado por nutricionista, de acordo com os gostos e patologia de cada paciente. São oferecidas diariamente 6 refeições balanceadas, com alimentos naturais, e muitas frutas.
Não servimos embutidos, como salsicha, apresuntado, e linguiça, pois contém conservantes e corantes e fazem muito mal ao cérebro e a saúde em geral, usamos carnes magras temperadas com tempero natural e caseiro, e na hora do almoço é servido sempre suco de laranja natural batido com couve, ou cenoura ou beterraba.